quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Métodos de Trabalho em Grupo

Nas aulas, aprendemos alguns métodos de trabalho em grupo com os alunos, como o método GVGO e o método Phillips 66, ambos muito interessante e aprovados por todos os alunos da sala. É uma forma de fazer com que os alunos discutam um tema visto de várias formas de pensar, o que ajuda na propagação da idéia e disseminação de conhecimento.

Conheça um pouco mais sobre alguns métodos de trabalho em grupo:

Esse método consiste, basicamente, em distribuir temas de estudo iguais ou diferentes a grupos fixos ou variáveis, compostos de três a cinco alunos, e que para serem bem sucedidos é fundamental que haja uma ligação orgânica entre a fase de preparação, a organização dos conteúdos (planejamento) e a comunicação dos seus resultados para a turma.

Entre as várias formas de organização de grupos, destacamos as seguintes:

• Debate - consiste em indicar alguns alunos para discutir um tema polêmico perante a turma.

• Philips 66 - para se conhecer de forma rápida o nível de conhecimento de uma classe sobre um determinado tema, o professor organiza seis grupos de seis alunos que discutirão a questão em poucos minutos (seis minutos) para apresentarem suas conclusões. Pode ser organizado também em cinco grupos de cinco alunos, ou ainda em dupla de alunos.

• Tempestade Mental - esse método é utilizado de forma a ser dado um tema, os alunos dizem o que lhes vem à cabeça, sem preocupação com censura. As idéias são anotadas no quadro-negro e finalmente só é selecionado o que for relevante para o prosseguimento da aula.

• Grupo de Verbalização – Grupo de Observação (GV–GO) - nesse método, parte da classe forma um círculo central (GV) para discutir um tema, enquanto os demais formam um círculo em volta para observar (GO). O GO deve observar, se os conceitos empregados na discussão são corretos, se os
colegas estão lidando bem com a matéria, se estão todos participando, etc.

• Seminário - Um aluno ou um grupo de alunos prepara um tema para apresentá-lo à classe.

Um comentário:

Blogger do Prof. Isaac Luna disse...

Gostei muito da descrição dos métodos quando esquecer algo vou olhar aqui!