quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Filme: O Sorriso de Monalisa


Sinopse: Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.

O filme apresentado em sala de aula nos leva a refletir em vários aspectos, tanto profissionais quanto na vida pessoal. Além de ter o ponto de vista didático, que no nosso caso é de suma importância, já que pretendemos ministrar aula no ensino superior.

Profissionalmente falando, nos mostra sobre os desafios que iremos encarar em nossa vida profissional. Sobre as barreiras quando queremos sugerir mudanças, sobre uma estrutura na empresa bastante rígida e arcaica, resistente a mudanças. Todos nós passaremos por situações parecidas na vida profissional e é preciso jogo de cintura para conseguir superar tais desafios.

No ponto de vista pessoal, o filme nos mostra sobre a descoberta interior, sobre o que queremos para nossa vida. Enfoca que podemos chegar onde queremos, basta querer e correr atrás para conseguir o que se almeja. E que nada está longe de nossas mãos quando se deseja muito algo e corre atrás para conseguir. Basta ter força de vontade, estudar, se esforçar que se alcance o que se deseja. E que acima de todos, somos donos do nosso futuro, que devemos fazer aquilo que realmente desejamos e não o que a sociedade prega como sendo o melhor para nós. Isso tudo reflete nossa felicidade. Se não estamos bem e felizes com o que fazemos é porque não escolhemos corretamente e sempre é possível mudar, basta querer.
E do ponto de vista didático o filme retrata pontos muito importantes sobre um professor. Os professores devem fazer uma análise da turma em que irão ministrar a aula. Devem ensinar os alunos a pensar e não simplesmente a decorar assuntos para passar nas provas. O professor deve fazer com que a aula torne-se dinâmica e que tenha uma vivência com a experiência do aluno e dessa forma a assimilação do conteúdo será bem mais significativa. O professor deve saber lidar com diferentes tipos de alunos, personalidades, realidades, e buscando sempre fazer com que a sua aula atinja todos níveis de alunos.

Um comentário:

Blogger do Prof. Isaac Luna disse...

Parabéns pelo blog! Ficou muito bom o layout, apesar de não curtir muito rosa rss..., você descreveu muito bem o papel da Professora Katherine Watson e sua vivência em uma escola com tendência totalmente tradicionalista.