
Todos os professores de ensino superior reconhecem que o planejamento é muito importante. Mas alguns deles não usam a criatividade para planejar suas aulas. Talvez por estarem por anos lecionando o mesmo conteúdo e simplesmente não estão mais motivados para lecionar com criatividade. Muitos apenas seguem capítulos de livros de maneira monótona e cansativa, fazendo com que muitos alunos fiquem desmotivados com a matéria pela forma de lecionar do professor. Alguns professores sequer mudam os meios de avaliação do ensino, e de um semestre para o outro podem até utilizar a mesma prova. Dessa forma, os alunos buscam colegas de semestres anteriores para saber como foi a prova e estudam simplesmente o conteúdo da prova, e assim passam sem mesmo conhecer todo o conteúdo ministrado pelo professor.
Os professores devem ter em mente que o planejamento de ensino envolve quatro elementos necessários para a sua compreensão: processo, eficiência, prazos e metas. Dessa forma, o planejamento de ensino é um processo com o qual pode-se ter mais eficiência nas atividades educacionais, para que em um determinado prazo alcance-se determinadas metas.
O planejamento educacional necessita de um conhecimento da realidade escolar por parte do professor. O professor precisa conhecer o que os alunos já conhecem a respeito do conteúdo que será ministrado, qual o interesse dos alunos nesse conteúdo e qual a necessidade desse conhecimento. Após conhecer essa realidade o professor pode iniciar o planejamento de ensino de acordo com o diagnóstico da turma.
O planejamento de ensino envolve a formulação dos objetivos, a determinação dos conteúdos a serem ministrados e as estratégias que serão adotadas para facilitar a aprendizagem dos estudantes. Após a elaboração do plano de ensino, o professor executa as atividades para alcançar os objetivos pretendidos. Durante a execução das atividades, deve-se realizar a avaliação para verificar se as medidas adotadas foram suficientes para alcançar os objetivos definidos no planejamento.
A avaliação diagnóstica ocorre no início do processo de aprendizagem para identificar os conhecimentos e as habilidades dos estudantes. Avaliação formativa é realizada ao longo do processo ensino-aprendizagem. E a avaliação somativa classifica os resultados de aprendizagem de acordo com os níveis de aproveitamento estabelecidos, dessa forma verificando se os objetivos foram alcançados.
Ao elaborar o planejamento do ensino o professor deve definir os objetivos a serem alcançados pelos alunos, o conteúdo programático para atingir os objetivos, das estratégias e dos recursos que vai adotar para facilitar a aprendizagem dos alunos e dos critérios de avaliação de aprendizagem.
Muitas vezes o planejamento de ensino é elaborado somente pelo professor da disciplina, mas é importante que outros professores ajudem na elaboração do plano de ensino. Assim o planejamento é cooperativo, favorecendo a interação entre as diversas disciplinas, facilitando o aprendizado do aluno.
Após a elaboração do planejamento de ensino, e a medida que o professor vai desenvolvendo o curso, os alunos poderão oferecer feedback a respeito das aulas. Como o planejamento permite flexibilidade, o professor pode ajustar o planejamento de modo a melhorar a qualidade do curso de acordo com o feedback dos alunos.
As decisões do elaboram o planejamento de ensino e após, elaboram o plano da disciplina, que são as ações a serem desenvolvidas ao longo do semestre. Elaboram também o plano de unidade, que são ações a serem desenvolvidas ao longo de um certo número de aulas. A medida que as atividades são especificadas para cada aula, são elaborados os planos de aula.
O plano da disciplina é uma previsão das atividades desenvolvidas ao longo do semestre, que possui ações voltadas para alcançar os objetivos da disciplina. O plano da disciplina é composta por várias partes que serão descritas abaixo:
- Identificação do plano: são os dados de identificação do plano, como data, nome da instituição, curso, disciplina, nome do professor, série, etc. Tais dados são importantes, pois um plano de disciplina pode ser consultado futuramente e a qualquer momento por outro professor, e assim será entendido qual o público alvo deste plano.
- Objetivo: é o elemento central do plano e a partir do objetivo que as ações são planejadas. Indica a função da disciplina para o curso.
- Conteúdo: são os temas e assuntos que serão estudados durante a disciplina, para alcançar os objetivos propostos. Os conteúdos podem ser organizados em unidades para facilitar o ensino e aprendizado dos alunos.
- Ementa: é o resumo do conteúdo da disciplina apresentado de forma resumida. Está relacionada aos objetivos e ao conteúdo da disciplina.
- Bibliografia: é a sugestão de leitura para que os alunos possam aprender os conteúdos.
- Estratégias de Ensino: são as estratégias escolhidas para facilitar a aprendizagem dos conteúdos por parte dos alunos. Ex: aulas expositivas, seminários, etc.
- Recursos: são os meios utilizados pelo professor durante as aulas. Ex: quadro de giz, cartazes, projetor, etc.
- Avaliação: são os procedimentos para verificar em que medida os objetivos foram alcançados. Ex: provas, trabalhos, etc.
- Cronograma: é a distribuição das atividades durante o período letivo.
O plano de unidade é um documento mais detalhado que o plano da disciplina. Definem objetivos mais operacionais, detalham o comportamento esperado dos alunos. Os componentes do plano de unidade são os mesmos dos planos de disciplina. Porém os planos da unidade devem ser elaborados visando facilitar a identificação e o relacionamento entre eles.
O plano de aula é bem mais restrito que o plano de unidade. É a previsão do desenvolvimento a ser dado ao conteúdo da matéria e às atividades de ensino-aprendizagem de acordo com os objetivos estabelecidos no plano de ensino.
Portanto, todos os planos desenvolvidos pelo professor são de suma importância no processo de ensino-aprendizagem. Porém nenhuma plano deve ser considerado totalmente rígido. Os professores devem promover ajustes nos planos caso seja necessário. Isso será percebido através do feedback dos alunos, da percepção do professor em relação ao método utilizado, ao avaliar os resultados do plano da disciplina. Dessa forma, ao ajustar os planos à realidade da sala de aula e à realidade dos alunos, os conteúdos serão ministrados de forma mais realista para os alunos e os mesmos aprenderão de maneira mais eficaz.
Fonte: Didática do Ensino Superior - Antônio Carlos Gil - Capítulo 6