quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire

O livro em questão deveria ser adotado por todas as escolas, para que todos os professores antes de entrarem na sala de aula possam ler e colocar em prática com os alunos diariamente.

Atualmente os alunos são oriundos de várias realidades, de várias culturas e o professor precisa saber como coordenar essas diferentes realidades em uma mesma sala de aula, para que haja troca de conhecimento e experiências entre alunos.

É um livro que mostra bastante esperança e otimismo diante daqueles professores que encaram a realidade de divergências culturais e não agem, simplesmente vão levando dia após dia sem fazer melhorias na aprendizagem do aluno. Os professores devem ensinar o aluno a pensar e não a receber conhecimentos prontos, eles devem ajudar na construção do seu conhecimento a partir da vivência do dia a dia e o professor é o intermediário dessa aprendizagem. Todo aluno já possui uma bagagem antes de chegar à escola e o professor não pode ignorá-la, deve sim utilizar-se dessa aprendizagem como complementação à sua aula, afinal, ensinando se aprende e aprendendo se ensina. Nesse meio de aprendizagem deve haver respeito mútuo e disciplina saudável entre os envolvidos.

A pedagogia de Paulo Freire é baseada na ética e no respeito da autonomia do aluno. Para ele, o ensino é muito mais que uma profissão, é uma missão que exige
comprovados saberes no seu processo dinâmico de promoção da autonomia do ser de
todos os educandos. Deve-se ter esperança e otimismo na possibilidade de mudanças no ensino por parte do professor, visando a autonomia pessoal do aluno, para construir uma sociedade democrática que respeita a todos.

Avaliação sobre a disciplina

Conforme eu já havia dito no primeiro dia de aula, e para relembrar aqueles que esqueceram, eu fiz magistério, portanto já estudei por muito tempo várias didáticas, didática geral, didática da matemática, didática da ciência, entre outros. Em cada uma aprendi várias coisas que me foram úteia não só para dar aula para as crianças, mas também em toda minha vida acadêmica e também na vida profissional.
No primeiro dia de aula mencionei que meu objetivo com essa matéria era relembrar conceitos de didáticas, aprender coisas novas e poder dar aula no ensino superior posteriormente.
Sempre gostei de dar aula e de passar o conhecimento. Aprendemos várias técnicas interessantes para trabalho em sala de aula que poderão ajudar tanto para quem tem interesse em dar aula como no nosso dia a dia.
Achei muito interessante o trabalho final, que permitiu que cada um se mostrasse um excelente professor, fazendo com que toda a turma se interessasse pela aula que estivesse sendo ministrada.
Acho que foi de grande valia para todos essa disciplina, inclusive para aqueles que a fizeram por ser parte da grade curricular. Aprendemos a falar em público, a chamar a atenção das pessoas para nós que estamos falando e isso será útil para todos.
Parabéns à professora Beth e a todos os colegas professores pela troca de conhecimentos e por contribuir com a minha aprendizagem. Espero que eu possa ter contribuído um pouco também durante as aulas para o conhecimento de cada um.
E nos encontramos por aí nas faculdades como futuro colegas de trabalhos....

Aula sobre Vinhos

No dia 09 de dezembro de 2008 o meu grupo lecionou uma aula sobre Vinhos, da identificação à degustação. A aula foi bastante interessante pois o assunto agradou a todos, principalmente aos membros do grupo. Foi super entusiasmante estudar um assunto que nos parece rotineiro mas que tem muitas particularidades e que vale a pena conhecer um pouco mais. Essa aula foi de grande valia para todos, porque com certeza cada um saiu com um pouco de conhecimento a mais sobre o assunto. Isso se reflete tanto para o meu grupo, quanto aos demais grupos.
Nesta apresentação buscamos apresentar os seguintes assuntos:

Um pouco de história...
· Uvas e vinhos.
· Profissionais do vinho.
Selecionando a Garrafa perfeita
· Como comprar um bom vinho.
· Como armazenar o vinho.
· Os mitos do vinho.
· Como pedir vinho em um restaurante.
· Como harmonizar comida e vinho.
· Como saber quando beber.
· Como ler rótulo.
Degustando e servindo vinho
· Como degustar vinho como um profissional.
· Como servir vinho como um profissional.
· Como detectar um vinho defeituoso e devolvê-lo.
Os benefícios do vinho
· Vinho é saúde

Acredito que após essa aula todos saíram super entusiasmados em aprender um pouco mais sobre os vinhos e buscando tomar ao menos uma taça de vinho pois já vimos que o mesmo é muito bom à saúde. O vinho ajuda em vários aspectos da saúde além de nos trazer sensação de relaxamento o que é muito importante nos dias atuais em que vivemos o stress do dia a dia. Portanto, escolha o vinho que mais te agrade, chame a companhia que te deixa mais feliz e usufrua de uma bela taça de vinho, lembrando de todos os detalhes vistos em sala de aula. Analise o rótulo, o acompanhamento para o vinho, a melhor taça e usufrua de todas as vantagens de um bom vinho. E a seguir fica uma bela frase de como selecionar o melhor vinho:

“A melhor maneira de transformar um vinho em um bom vinho e um bom vinho em um vinho memorável é bebê-lo com alguém por quem você está apaixonado”